Primeiras referências para o curso de Introdução à Linguagem Audiovisual
O Que é Cinema - Jean-Claude Bernardet (PDF)
Este livro, "O que é Cinema", de Jean-Claude Bernardet é uma das bases teóricas do nosso curso. Aqui o autor apresenta a história do cinema e também as evoluções da linguagem cinematográfica, assim como também as relações entre cinema, política e cultura.
Recomendo muito a leitura. É um livro curto, de fácil leitura.
Download
Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento - Paulo Emílio Salles Gomes (PDF)
Nesse livro, o autor apresenta especificamente a história do cinema brasileiro e a relação entre cinema e desenvolvimento econômico e social.
ESTAMIRA (Marcos Prado, 2006)
Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.
BARAKA (Ron Frickie, 1992)
Filmado
em 23 países, Baraka é uma espécie de documentário poético, que convida
o espectador a viajar por diversas culturas e contextos, mostrando a
relação do humano consigo mesmo e com a natureza, explorando temas como a
espiritualidade, a degradação ambiental, a urbanização e a
globalização.
CTRL-V (Leonardo Brant, 2011)
O documentário faz um resgate histórico da indústria audiovisual global, com foco nas mudanças, em pleno curso, no processo de formação do indivíduo e na reorganização do imaginário coletivo. Diversidade cultural, democracia audiovisual, autorrepresentação, multiprotagonismo, cultura da convergência são palavras-chave da pesquisa.
As imagens foram captadas com máquina fotográfica digital caseira, sem qualquer aparato de produção, como luz, captação de som. O próprio diretor captou sozinho praticamente todas as imagens e entrevistas, no melhor estilo Do it yourself media, explorando as possibilidades de realização audiovisual.
A NEGAÇÃO DO BRASIL (JOEL ZITO ARAÚJO, 2000)
O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS (Marcelo Masagão, 2001)
"Nós que aqui estamos por vós esperamos" é um filme brasileiro de 1999 sob a direção de Marcelo Masagão. Ele traz o filme como memórias do século XX. O filme retrata de uma verdadeira volta ao mundo no seu contexto histórico, econômico e cultural. Banaliza a vida e a morte para nos fazer refletir sobre ela.
Comentários
Postar um comentário