Introdução à Direção de Fotografia

Direção de Fotografia

A Direção de Fotografia é a área do audiovisual responsável pela filmagem propriamente dita, o que engloba as técnicas de câmera e de iluminação. Portanto, o diretor(a) de fotografia é a pessoa que determina a câmera e suas configurações, as lentes, os enquadramentos, os movimentos de câmera e a iluminação que serão utilizadas, muitas vezes acompanhada de uma equipe de técnicxs.
Assim como nas outras áreas do audiovisual que vamos estudar, é importante começarmos com a parte conceitual.

Com a escolha correta de enquadramento podemos dar significado e determinar o valor dos personagens e objetos em cena; com a lente correta podemos usar as distorções e ilusões de ótica para provocar sensações nos espectadores; com o equilíbrio de branco e iluminação corretos  determinamos os tons de cores predominantes na cena, dando mais carga emocional à imagem; os movimentos de câmera podem ser usados, por exemplo para dar ritmo à cena.

Vamos começar com os enquadramentos:

Basicamente, podemos definir três níveis de enquadramento, indo do mais aberto ao mais fechado.

Plano Geral - Mostra a cena geral, sem por em evidência nenhum personagem ou objeto necessariamente.

Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock)


Plano Médio - mostra os personagens mais em evidência, da cintura pra cima. Serve para focar nas ações e gestos dos personagens, assim como um pouco de suas expressões.

O Iluminado (Stanley Kubrick)

Plano Fechado (ou close) - Já serve para mostrar as expressões dos personagens, muito usado em cenas dramáticas, onde os sentimentos dos personagens estão em evidência.

Estamira (Marcos Prado)

Dentro desses três níveis de enquadramento, temos outros enquadramentos mais específicos.

Plano Aberto - Geralmente em ambientes exteriores, dando uma noção da localização da cena.

Samsara (Ron Frickie)

Plano Conjunto - Mostra um conjunto de personagens, às vezes numa conversa, numa luta, numa marcha, etc.
 
Suburbia (Penelope Spheeris)

Plano Americano - Popularizado nos filmes westerns, onde as mãos dos personagens geralmente tinham que ser mostradas (pois eles empunhavam armas que estavam na cintura), neste plano o personagem é mostrado das coxas para cima. (Bastante parecido com o plano médio)

V de Vingança (James McTeigue)

Primeiro Plano - Geralmente do busto pra cima. É muito usado para mostrar a expressão do personagem e sua ação (por exemplo a aproximação de um personagem, sua chegada)



O Fabuloso Destino de Amélie Poulin (Jean-Pierre Jeunet)

Primeiríssimo Plano
- Neste plano, o rosto é o principal, um sorriso, uma cara de bravo, de triste, etc.

Kill Bill (Quentin Tarantino)

Plano Detalhe - Aqui a aproximação é máxima, mostrando detalhes do rosto, do corpo ou do objeto em cena.

Kill Bill (Quentin Tarantino)

Over Shoulder - A câmera mostra parte da nuca e dos ombros do personagem, muito usado em cenas de conversas, às vezes numa caminhada, acompanhando do personagem. Esse enquadramento passa ao mesmo tempo a visão que o personagem tem, mas sem tirá-lo da cena, lembrando que quem conta a história não é o personagem, mas a câmera (segunda pessoa).



Amor (Michael Haneke)
Subjetiva - Neste caso, quem conta a cena é o personagem, já que ele não aparece. É como se estivéssemos vendo a cena pelos olhos do personagem (primeira pessoa)

Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino)


Plongée - Camera num angulo de aproximadamente 45 graus de cima para baixo. Geralmente para dar a sensação de pequenez do personagem.

Psicose (Alfred Hitchcock)

Contra Plongée - 45 Graus de baixo para cima. Geralmente para engrandecer o personagem.

Cidadão Kane (Orson Welles)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

17 Filmes para assistir na quarentena e estimular os neurônios (com link pra download)

A roteirização de filmes

Primeiras referências para o curso de Introdução à Linguagem Audiovisual