Para descolonizar o imaginário e também se divertir: mais de 20 animações que valorizam as diversas culturas latino-americanas (com links para assitir)



Infelizmente, sabemos muito mais sobre os os mitos folclores europeus do que sobre os mitos e folclores da américa latina, território que nós aqui do Brasil costumamos esquecer que habitamos. E muito disso se deve ao fato de que, desde crianças termos nossas mentes invadidas pelo colonizador, por meio de livros, gibis e principalmente desenhos animados.
No entanto, há uma vasta produção audiovisual latino americana, que, há décadas vem sendo criada, trazendo em suas narrativas um pouco dessas culturas latino americanas, que tem muito mais a ver conoscos do que o a Liga da Justiça, o Ben 10 ou qualquer outro desses desenhos animados que há décadas enchem nossas imaginações com violência e pagação de pau pra gringo.

A Troca (Mariana Borga e Caio Gandolfi, 2014)

A animação curta-metragem A Troca foi lançada em 2018 para divulgar o Acampamento Terra Livre, maior mobilização indígena do país, que acontece há 15 anos, em Brasília. O filme foi criado para mostrar as trocas injustas do explorador/invasor europeu com o povo que aqui vivia. Mostrando as colaborações da cultura indígena em contraste com a violência e abuso sofrida pela mesma. Processo que segue acontecendo mesmo quinhentos anos depois. O filme também é um convite para a sociedade brasileira para participar da resistência dos povos nativos. Ao final, o filme pede o apoio do expectador para o ATL contribuir com doações, ou compartilhando a mensagem em suas redes.

Assistir




Xingu, o rio que pulsa em nós (Associação Yudjá Mïratu da Volta Grande do Xingu, Instituto Socioambiental e Universidade Federal do Pará )

Água em disputa! Com o barramento definitivo do Xingu em 2015, a quantidade, velocidade e nível da água na região não derivam mais do fluxo natural do rio, mas sim da concessionária da usina de Belo Monte: a Norte Energia. Por meio do chamado "Hidrograma de Consenso", a empresa vai controlar o volume de água que passará pelas comportas da usina, descendo pela Volta Grande do Xingu. Os Juruna (Yudjá) monitoram atentamente a região e alertam para os riscos dessa mudança: o desaparecimento de espécies de plantas e animais, algumas delas endêmicas, e as consequências para a sobrevivência de seu povo. Eles já comprovaram que o hidrograma proposto é insuficiente para manter a vida na região e exigem que seja revisto.

Assistir:


Uma História de Amor e Fúria (Luiz Bolognesi, 2013)

Abeguar é um guerreiro Tupinambá que na época da invasão dos Portugueses e Franceses tem a missão de lutar contra o espírito das sombras, Anhangá. Quando vê sua amada ser assassinada e seu povo ser massacrado pelos europeus, ele se transforma em pássaro e voa por séculos até reencontrar sua companheira em outra vida e retornar à forma humana para continuar lutando contra o colonizador.
Inspirado na história real do Brasil e em mitos indígenas, o filme mostra a luta do oprimido contra a opressão, nos levando a conhecer diferentes momentos desses mais de 500 anos de resistência. A invasão dos franceses em 1555 e a guerra dos Tupinambás contra os Portugueses e Tupiniquins; a revolta popular no Maranhão em 1838, conhecida como Balaiada; a luta contra a ditadura militar nos anos 60; e um possível futuro, em 2096, onde a luta é pelo acesso à água.

Trailer:

Uma História De Amor E Fúria - Trailer Oficial from Gullane Entretenimento on Vimeo.


Assistir Online:



O Menino e o Mundo (Alê Abreu, 2013)

Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Sofrendo com a falta do pai, que parte em busca de trabalho na desconhecida capital, Cuca deixa sua aldeia e sai mundo afora a procura dele. Durante sua jornada, Cuca descobre uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Trailer:


Assistir Online:
https://archive.org/details/O.Menino.e.o.Mundo_201704

Tito e os Pássaros (Gabriel Bitar, 2018)

Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros.

Trailer:

Tito and the Birds (Tito e os Pássaros) - trailer of the feature film from Bits Productions on Vimeo.


Assistir Online:



Sinfonia Amazônica (Anélio Latini Filho, 1953)

Sinfonia Amazônica é o primeiro longa-metragem de animação da história do Brasil, lançado em 1953.[1][2] Foi animado inteiramente por Anélio Latini Filho, que dedicou cerca de cinco anos de trabalho para adaptar diversos relatos folclóricos da região norte em um filme apenas com a ajuda de alguns poucos colaboradores, entre eles o seu irmão Mário Latini. O filme segue um formato semi-antológico, semelhante à Fantasia de Walt Disney, apresentando sete lendas da Floresta Amazônica: A lenda da Noite; A formação do Rio Amazonas; A lenda do fogo; Caipora; O Jabuti e a Onça; Iara; A lenda do Arco-Íris. As histórias são interligadas pelo indiozinho Curumi, que é acompanhado por um Boto durante o passeio pela floresta.

Assistir Online:



Vida Maria (Márcio Ramos, 2006)

Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Assistir Online:


Awara Nane Putane - Uma história do cipó (Sérgio de Carvalho, 2012)

Um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca e da cultura yawanawa, povo indígena do tronco Pano que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre.

Teaser:


Assistir Online:

Awara Nane Putane PT-BR from Saci - Conteúdo em Movimento on Vimeo.


Esse Orixá é uma Lenda (série brasileira de curta metragens)

10 Curtas de Animação que contam de forma lúdica diferentes lendas presentes na Mitologia dos Orixás da Cultura Afro-Brasileira.

Assistir (episódio “Exu e o Chapéu”)


Mais episódios no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=AEavmA3Mc-Y&list=RDAEavmA3Mc-Y&start_radio

Página do Facebook,com mais vídeos e informações:
https://www.facebook.com/LendasOrixas/


Defenda-se (série brasileira)

Campanha Defenda-se promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível, amigável e preventiva, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade.

Assistir (episódio 12)


Mais episódios no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=b4ckv5blQfY&list=PLrl6B1Ndk3huxnQYUSKtGwX9zuUMGihoo&index=1


Pajerama (Leonardo Cadaval, 2008)

Curta metragem em animação inspirada na cidade de São Paulo e sua relação com o território indígena e com a história. O personagem indígena anda na floresta, e em sua caminhada encontra elementos urbanos que interferem em seu território.
O Pacaembu, nome que vem do tupi e significa "rio onde se caça a paca", hoje não tem pacas nem rios. Sobrou o nome. Assim como os Aimberes, Caiovás, Tucunas e que hoje dão nomes à ruas. A reflexão do filme, que à primeira vista pode parecer um lamento pela natureza perdida, é na verdade sobre a cidade, seu processo de feroz de urbanização que sobrepõe pessoas, natureza e história.

Assistir Online:



Abuela Grillo (Povo Ayoreo, 2009)

Esta animação boliviana baseada nas culturas tradicionais andinas e traz a história de uma senhora indígena que faz chover toda vez que canta. Saindo da área rural, ela vai parar na cidade grande, onde cai nas garras de capitalistas que exploram seu dom para lucrar com a venda de água enquanto a população sofre com a seca e a fome.
O curta é uma alegoria que conta o episódio real da história conhecido como Gerra da Água da Bolívia, ou Revolta Popular de Cochabamba, onde, após o governo privatizar a água, o povo se revoltou e foi às ruas, gerando um grande conflito social que fez com que a privatização fosse cancelada.
A música tema do curta-metragem é Chillchi Parita, da cantora Luzmilla Carpio, uma das mais importantes cantoras da Bolívia, que canta músicas nas línguas Quechua e Aymara, mantendo vivas as culturas tradicionais por meio dos seus cantos tradicionais

Assistir:


Mais sobre a Guerra da Água:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_%C3%A1gua_(Bol%C3%ADvia)

Caminho dos Gigantes (Alois Di Leo, 2016)

"Caminho dos Gigantes" é um curta-metragem de Alois Di Leo e Sinlogo Animation.O filme é uma busca poética pela razão e propósito da vida, que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que enfrenta o ciclo da vida e o conceito de destino.

Trailer:

"Way of Giants" - "Caminho dos Gigantes" -  trailer from SINLOGO Animation on Vimeo.


Assistir:

“Way of Giants” - “Caminho dos Gigantes” from SINLOGO Animation on Vimeo.


Pachamama (Juan Antin, 2019)

Quando uma estatueta sagrada é misteriosamente roubada de uma pequena vila na Cordilheira dos Andes, um menino corajoso, que sonha em se tornar xamã, parte em uma aventura com a intenção de trazer o artefato de volta.

Teaser:


Assistir Online:
https://querofilmeshd.online/filme/pachamama/

Download Torrent:
https://www.baixarfilmetorrent.net/pachamama-2018-torrent-dublado-e-legendado/

La asombrosa excursión de Zamba

Esta é uma série de desenho animado com dezenas de episódios, do canal educativo PakaPaka, da Argentina.
Zamba é um garoto de descendência indígena e que mora numa cidade do interior da Argentina, ele adora assistir TV e sonha em ser astronauta. Em cada episódio ele entra numa máquina do tempo e é transportado para algum momento da história da América Latina, onde aprendemos junto com ele fragmentos de uma história de colonização que foram abafados pelo embranquecimento da América.

Assistir:


Mais episódios:
https://www.youtube.com/channel/UCukBByJIAtuW-4BC_XXGfbg

https://youtu.be/xFqGJWY8nw8

Selk’Nam (Sebastián Pinto, 2012)

A animação conta a história e mitos do povo Selk’Nam, população indígena que habitou a região da Terra do Fogo (extremo sul da América do Sul) por milênios, mas foi dizimada em apenas 20 anos pelos colonizadores.

Assistir



68 Voces (série animada mexicana)

68 Voces é um projeto mexicano que tem como intuito dar voz aos 68 diferentes povos indígenas do méxico, cada um com suas cosmovisões e línguas particulares. As animações são baseadas no contos tradicionais desses povos e narrada na língua originária. As legendas estão em espanhol, mas quem fala português consegue entender também.

Nahuátl. Cando Muere una Lengua

68 Voces: Náhuatl. Cuando muere una lengua from Hola Combo on Vimeo.


Site do projeto, com todos os curtas produzidos até agora:
https://68voces.mx/projects

Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas (Victor-Hugo Borges, Mayra Lucas e Paulo Boccato)

Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas é uma animação inspirada em um curta-metragem produzido pela produtora Glaz. A série conta a história de um garoto de 11 anos chamado Pepe, que ajuda sua avó fazendo entregas de artefatos e poções mágicas através da internet.
Em cada episódio, o garoto vive diversas aventuras estranhas, enfrentando monstros, fantasmas, espíritos e todo tipo de criatura sobrenatural.

Assistir vários episódios:


Canal do Youtube, com mais episódios:
https://www.youtube.com/channel/UC0zq2fsK7_gwm3YX55EGwBQ



O Irmão do Jorel (Juliano Enrico)

Eu não poderia terminar essa postagem sem citar mais essa animação genial, criada pelo meu xará Juliano Enrico.
A série mostra o cotidiano de uma família excêntrica e extravagante. Jorel é o filho do meio, com o cabelo sedoso e bem liso e uma maneira doce e atraente para ganhar meninas, que faz dele o cara mais popular da cidade. No entanto, o show não gira em torno dele, mas em torno de seu irmão mais novo, um garoto tímido (e sem ter seu nome citado) que sempre é chamado de "Irmão do Jorel". Sendo quase sempre ofuscado pela fama e popularidade de seu irmão mais velho, Irmão do Jorel tenta ganhar sua própria identidade e ser alguém importante da família. Cada situação sempre acontece numa confusão, algumas bem sérias e outras nem tanto, todas bem típicas de um ambiente familiar brasileiro da década de 1980, em meio a aventuras surreais e sem-sentido, sempre a partir da perspectiva do Irmão do Jorel.
Irmão do Jorel (nome internacional em inglês: Jorel's Brother, em espanhol: Hermano de Jorel) é uma série de desenho animado brasileira criada por Juliano Enrico, e co-produzida pelo Cartoon Network Brasil e Copa Studio. Originalmente a série foi vencedora de um pitching promovido pelo Cartoon Network brasileiro em 2009 para produção de novas animações nacionais. Ela é a primeira série de animação original do Cartoon Network feita no Brasil e na América Latina. Ela a princípio iria estrear em 2013 com apenas 13 episódios, porém sua estreia foi adiada para o ano seguinte completando uma temporada de 26 episódios. Sua estreia ocorreu no dia 22 de setembro de 2014.

Assistir primeira temporada:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

17 Filmes para assistir na quarentena e estimular os neurônios (com link pra download)

A roteirização de filmes

Primeiras referências para o curso de Introdução à Linguagem Audiovisual